5 Temperos que ajudam a aumentar a imunidade
Aumentar a imunidade nunca é uma má ideia! Por [...]
Leia maisMuitas pessoas ainda ficam em dúvida na hora de escolher o sal, tempero indispensável na culinária mundial, vai nas receitas salgadas e muitas vezes nas doce também.
Vamos falar um pouquinho sobre o sal marinho e o sal que estamos habituados a usar na cozinha. Esses 2 tipos de sal são muito confundidos, porque sabemos que ambos são obtidos através da evaporação da água do mar, portanto
são marinhos.
Então, onde está a diferença? Embora essa afirmação seja verdadeira, precisamos atentar para o refino desse sal, aí sim, a diferença começa a ficar mais clara e óbvia.
O sal comum passa pelo refinamento e branqueamento o que faz com que ele perca quase todo o seu valor nutricional. E, depois disso, ele ainda recebe uma série de aditivo químicos.
Já o sal marinho, por não passar pelo processo de refinamento, preserva seus nutrientes e minerais, além de apresentar um teor menor de sódio em sua composição.
Agora vamos para algumas curiosidades:
1) Que o sódio, que faz do sal um “vilão”, é um nutriente necessário para a manutenção do equilíbrio dos nossos líquidos corporais como o sangue, bem como do nosso pH, para a transmissão de impulsos nervosos e funcionamento das células.
Por esse motivo não deve ser excluído da nossa alimentação diária, porém deve ser consumido com muita moderação, pois o seu excesso pode trazer complicações sérias para a saúde.
2) O sal comum por ter uma textura mais fina, faz com que ele se misture e penetre mais facilmente nas preparações, fazendo com que favoreça a desidratação dos alimentos. Já o sal marinho por não passar pelo processo de refino evita o ressecamento dos alimentos, deixando assim, a carne mais suculenta.
Utilize o sal marinho para realçar os sabores juntos com ervas e temperos caseiros, aproveitando sua pureza e sabor natural. Algumas receitas:
1) Sal de ervas seco:
Ingredientes:
⎯ 5 colheres de sopa de sal marinho Smart
⎯ 1 colher de sopa de gengibre em pó
⎯ 1 colher de sopa de cúrcuma (açafrão-da-terra) em pó
⎯ 1 colher de sopa de salsinha desidratada
⎯ 1 colher de sopa de cebola desidratada
⎯ 1 colher de sopa de alho desidratado
Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Guarde em um vidro bem
tampado e conserve na geladeira.
2) Sal de ervas úmido:
Ingredientes
⎯ 1 cebola
⎯ 3 dentes de alho
⎯ 4 colheres de sopa de azeite extravirgem
⎯ 3 maços de ervas frescas (salsa, cebolinha e manjericão – ou outras
combinações da sua preferência)
⎯ 200 g de sal marinho Smart
Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta. Passe para um recipiente e junte o sal. Guarde em um vidro com tampa e mantenha na geladeira. Se quiser, congele em pequenas porções.
Para mais dicas, acompanhe o nosso site ou página no Instagram.
Texto desenvolvido pela Dra. Roberta Valsechy – Nutricionista e Coach de Emagrecimento pelo IHC