5 Temperos que ajudam a aumentar a imunidade
Aumentar a imunidade nunca é uma má ideia! Por [...]
Leia maisTempo de leitura: 3 minutos
Não foi na novela global de título Chocolate com Pimenta que essa verdadeira delícia foi inventada, ok? A trama era bem bacana e muita gente lembra da Ana Francisca até hoje, mas a história da pimenta misturada com o chocolate vem de muito antes.
Olha só!
Foto: Reprodução/ Tudo Gostoso
Girolamo Benzoini, desbravador e comerciante italiano, que percorreu a América Central, fez um dos primeiros relatos detalhados sobre o chocolate, em seu livro História do Novo Mundo (1564).
Nele, Girolamo e outros viajantes escreveram que os Maias e os Astecas temperavam suas bebidas de chocolate com diversos ingredientes, como flores aromáticas, baunilha e inclusive pimenta!
A origem do cacau
Mais especificamente falando, sabemos que o chocolate é um derivado do cacau, que é uma planta nativa de uma região que vai do México, passando pela América Central até a região tropical da América do Sul.
Temos historicamente registrado que os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. e vêm da civilização Olmeca que habitava o México na época, o que coincide com os relatos de Girolamo que citamos acima.
Dito isso, a história continua e após o domínio espanhol sobre os Maias, o cacau foi introduzido em toda a Europa. Inicialmente somente mulheres, nobres e sacerdotes podiam consumir a novidade que era usada em cultos da Igreja Católica, acredita?
E o que deu isso?
Aí o restante da história você já sabe, o cacau participou da nossa evolução até aqui e com o desenvolvimento da indústria muito tempo depois, hoje encontramos diferentes receitas que incluem chocolate e a delícia da pimenta que nós tanto amamos por aqui, né?
Mas vai dizer que não é legal saber que o chocolate com pimenta, uma ideia tão saborosa, foi ideia inicial da galera que habitava a América Latina faz um tempão? Nessa onda, que tal presentar alguém nessa Páscoa com pimentas e chocolates? As pimentas nós garantimos!
Agora é só compartilhar essas informações históricas preciosas e arrancar expressões surpresas por aí!
Por redação Smart Temperos.