1 de junho de 2021

Conserva de Vegetais: dicas para preparar a sua própria conserva em casa

Tempo de leitura: 3 minutos

Comer é uma delícia e a gente sabe bem, mas o melhor ainda é quando a gente consegue fazer as nossas próprias receitas para aqueles momentos especiais com os amigos e a família, né? 

Por isso, hoje, vamos ensinar pra você mais uma receita prática e saborosa pra você arrasar na hora de colocar o seu lado mestre cuca em ação. Acompanhe conosco: 

Foto: reprodução? Istock

 

Além de ser uma ótima maneira de guardar vegetais por mais tempo útil, uma conserva de legumes ainda pode ser um ótimo presente para amigos atarefados – afinal, quem não gosta de um presentinho gastronômico, não é mesmo? 

E a variedade de conservas é enorme, justamente porque você pode usar inúmeras combinações de legumes e vegetais, como milho, ervilha, picles, palmito, tomate, abobrinha, cenoura, cebola e o que mais você desejar. Vamos praticar?

Dica de ouro:

Você possivelmente já ouviu a expressão “comer com os olhos”, certo? Então, vamos pensar não apenas no sabor da conserva, mas também no seu visual! 

Isso significa que você pode prestar um pouquinho mais de atenção na combinação das cores e dos formatos dos vegetais que você escolheu para a sua conserva, e mais que isso: não esqueça de escolher um pote hermético com um formato interessante também, porque tudo isso contribuirá para a saborosidade final da receita, ok?

Passo 1: 

Antes de tudo, você precisa cozinhar os legumes que você escolheu: digamos que a sua ideia foi utilizar cebolas, pepinos e cenouras – combinação deliciosa -, então é só higienizá-los bem e depois cozinhar tudo, mas preste atenção: o ideal é que eles fiquem “al dente”, ou seja, cozidos e ainda firmes, porque dessa maneira, além de ficarem mais saborosos na hora do consumo, eles não vão desmanchar na conserva!

Passo 2:

Cada tipo de vegetal ou legume deve ser cortado de maneira diferente, tudo para aproveitar ao máximo as características do alimento. Por exemplo: é indicado que a cebola seja cortada em rodelas antes de lavar, e fique uns 10 minutos de molho na água. Já a cenoura, pode ter cortes diferentes, sem ser necessário um padrão. E no caso do pepino, aquele velho truque: descarte as pontinhas dos dois lados e depois utilize-os inteiros ou em pedaços maiores.

Passo 3:

Quando for colocar tudo no pote – antes de temperar – separe os itens em camadas para deixar o seu pote de conserva mais bonito e sofisticado. Você pode começar com as cebolas na base, depois colocar os pepinos e, por último, mas não menos importante, depositar as cenouras no recipiente. 

Passo 4:

O tempero final: aqui indicamos o nosso Mix de Pimentas Coloridas e o Tempero Zero Sódio Vegetais. Uma boa dica é ferver o vinagre, o azeite e os temperos para garantir mais sabor. 

Depois disso tudo é só despejar por cima das cebolas, dos pepinos e das cenouras, até que eles fiquem completamente imersos na combinação de sabores. Não se esqueça de deixar tudo pegando gosto por pelo menos 24 horas antes de consumir, ok?

Considerações finais – e especiais!

Você sabia que a conserva caseira tem bem menos sódio do que a conserva industrializada? Sem falar que a conserva caseira também pode ter o sabor que você escolher, não é mesmo?

E depois de abrir a conserva, mantenha o vidro na geladeira, e consuma tudo em até, no máximo, 2 semanas, mas caso você não abra o pote, a conserva pode durar até 5 meses se o vidro estiver totalmente vedado. 

Gostou dessa receita? Agora é só praticar! Depois conta pra gente como ficou, ok? Até mais!

 

Por redação Smart Temperos.